sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Comer para Viver

Ontem foi o dia da alimentação, ou dos alimentos e mais uma vez se falou de uma série de regras e conceitos que devemos ter em conta de forma a poder ser e estar saudável.

Algo que nunca falam é do conceito CARNE. Sim o dos seres vivos que comemos para poder obter energias, nutrientes e vitaminas. Este conceito de comer carne é associado muitas vezes e de forma errada ao conceito de riqueza e de desenvolvimento e em regra nos países indicados como "mais" desenvolvidos o consumo de carne é mais elevado. No entanto estes "valores" estão do meu ponto de vista errados. Aqui não se trata de deixar de comer carne pois apesar de eu a ter erradicado da minha alimentação, não posso impingir a minha prática a outrem, mas sim esclarecer.

A Carne que consumimos hoje em dia é fruto de muita tecnologia e muita hormona. De forma clara, os animais que sacrificamos para consumo, são infestados com toda a serie de fármacos e hormonas que possam imaginar de forma a terem um crescimento rápido e uma engorda rica em agua. Sim Agua de forma a que a musculatura possa ser volumosa e ter mais cor.
Todos estas produtos injectados ou facultados na alimentação chegam a nós através da ingestão dos mesmos e acabamos por introduzir no nosso sistema estes tóxicos e produtos químicos. Desta forma criamos imunidade a determinados antibióticos quando estamos doentes e estes deixam de ter o efeito devido e contraímos doenças pelas hormonas que absorvemos, doenças como cancro ou a conhecida creutzfeldt-jakob ou ( doença das vacas loucas). Alem dos nitrofuranos usados nos aviários e nos suínos.

A sociedade gasta mais dinheiro a alimentar o gado com cereais e razoes do que a alimentar as pessoas.  Se tivermos em conta o tempo que demora o animal a crescer e o custo e ao mesmo tempo fizermos a comparação com o tempo de crescimento e índice nutricional dos cereais que lhes fornecemos... Acho que não é precisos concluir.

Mas afinal precisamos assim tanto da carne?

De uma forma clara precisamos de proteínas sim, mas não exclusivamente de origem animal. Podemos obter essas mesmas proteínas através de outros alimentos e desta forma ter uma alimentação mais cuidada e equilibrada. Vivemos num século cheio de coisas novas e tecnologias em que existem formas de cuidar da natureza e conseguir viver comendo bem.

Existem mil e uma receitas vegetarianas que sabem tão bem ou melhor que as de carne ou peixe e desta forma estamos a salva guardar o futuro e a nossa saúde.

Pensem um pouco na forma como os animais são sacrificados em matadouros e são degolados torturados e mesmo esfolados muitas vezes ainda conscientes e façam um esforço por alterar a vossa dieta.

Ganhamos nos e ganham eles....

Pensem uns minutos.

http://www.receitasvegetarianas.net/

https://www.youtube.com/watch?v=LXKjm0IZSX8




Sem comentários:

Enviar um comentário