Mudança.... algo assustador para muitos, algo aterrorizante para alguns, algo impensável para tantos... Mas afinal o que é a mudança e porque cria tanto terror em grande parte das pessoas.
Mudar é algo positivo quando feito da forma adequada, quando verificas que o teu ciclo esta a chegar ao fim e possuis as condições para poder ser o próprio a optar por essa mudança e que ela não seja imposta fruto ou consequências de si mesmo ou terceiros.
Mudança sabe bem quando atinges o topo e ficas acomodado a tua posição, sabendo que és especial, sabendo que és o líder e não o chefe, sabendo que apesar de haver opiniões divididas no que respeita ao gostarem ou não de ti és respeitado pelos teus colaboradores e pelos teus colegas e acima de tudo, quando os teus superiores sabem do teu valor, do teu empenho, da tua dedicação sem teres que abrir a boca nem engraxar ninguém.
Quando chegas a este ponto, está na altura de mudar para poder evoluir, crescer, assimilar mais conhecimento, aprender mais, ser melhor não só como profissional mas como pessoa.
Entrei no "meu" projeto em novembro de 2015, entregue a mim mesmo com mais 20 pessoas, sem processos, sem procedimentos, tudo novo, tudo diferente, tudo de raiz... No entanto aceitei o desafio e peguei nas rédeas desde então e lutei. Superei diversos obstáculos, geri diversos egos e personalidades, resisti a ventos e tempestades e ganhei meu lugar na "selva".
Hoje em 2017 posso dizer que tenho orgulho no meu trajeto e que hoje aprendi a ser menos chefe e todo líder.
Líder que promove seus colaboradores e os defende de tudo e todos, líder que apoia e motiva, líder que ajuda e suporta, líder que lidera mas não manda, pois as pessoas sabem o que devem fazer, como o fazer e o porque de o fazer.
Criei um grupo de pessoas completamente autónomo, deleguei confiança, saber, e poder sem medo nem pavor, acreditei na minha gente e avancei sem olhar para atrás. Desta forma ajudei a projetar pessoas e a potencia las de forma a poderem subir na hierarquia, Pelas minhas mãos subiram cerca de 10 elementos, pessoas de excelência com as quais tive o privilegio de trabalhar. Pessoas que já tinham tudo dentro delas e eu apenas me limitei a motivar e projetar e, mais que tudo a acreditar nelas de forma a lhes transmitir confiança.
Foram chefes, qualidades, supervisores, formadores, enfim...
Foram pessoas que mereciam e que apenas limei para o futuro.
Passei por maus bocados, nos quais estive quase a chegar a um ponto de rutura, isto por ter tido uma ação de lealdade para com a casa que me emprega e em prol da situação laboral de muitos. Foi nessa altura que... sofri e cheguei a duvidar de mim mesmo, foi nesta altura que mais cresci ao ouvir vocês difamatórias, boatos e rumores de pessoas sem valor que apenas queriam vingança, foi nesta altura que contra ventos e marés me mantive firme e sobrevivi.
Após esta prova, posso dizer que aprendi muito de mim mesmo, aprendi mais ainda das pessoas e comportamentos e de como a parte emocional tem um impacto enorme no ser humano. Aprendi que o síndrome de rebanho existe quando falsos profetas tentam vender banha de cobra e que apenas os verdadeiros lideres vencem.
Tal como um certo treinados português posso dizer hoje que SOU o special one. Sou neste momento o motor afinado de uma maquina que quando ficar sem ele, abrirá os olhos para uma outra realidade e que se não souber resolver o o obstáculo criado sem necessidade alguma, poderão sempre contar comigo para mais uma vez não deixar o barco naufragar.
Abrir mão do MVP é um ato arriscado e ousado que se não feito da forma adequada poderá ser fatal.
As pessoas que me deram esta maravilhosa oportunidade de sentir e viver este projeto, meu sincero obrigado. Ainda obrigado a quem me ouviu e ajudo a progredir nesta nova etapa da minha carreira e referir que darei como sempre meu melhor e continuarei meu caminho rumo ao sucesso.
Aos meus colaboradores... Moon Trip is the best Team Ever existed, I am proud of you.
Long live and prosper
I will redesign, rebuild and reclaim.
One step down to make to steps up.
Quando as pessoas precisam de lideres para crescer e apenas encontram chefes, (que movidos por grupismos ridiculos como forma de encobrir as suas incompetencias qual corrupção em uma das suas camaleonicas formas), o resultados é mediocre.
ResponderEliminarAS pessoas fraquejam porque não têm exemplo a seguir apenas regras.
E estes chefes sendo uns incapazes mas que numa obediencia cega e sem questionar, que impoem, restringem, condicionam e outros ainda mais fracos que optam por gerar desconfiança e actos de baixo nivel professional, que geram intrigas levando á divisão, que não serve qualquer outro proposito, que não esconder as deficiencias de quem não está apto mas que quer passar por tal, são a gangrena que abunda no tecido empresarial.
Exigem resultados, não sabem o que fazem, não sãbem o que dizem, nºao motivam, não fazem parte, não assumem, optando por causar medo nos trabalhadores como forma de distanciamento pelo medo que têm de dar respostas erradas e tomar más decisões, que evidenciem o seu desconhecimento e impessoalização.
E mais ainda, não sabem estar calados mesmo quando nada de valor têm a acrescenar, recorrendo á vulgar graxa como méio de auto promoção e pseudo valorização.
Seria bom que essas pessoas entemdessem que :
As pessoas seguem um líder porque escolhem faze-lo !!!
As pessoas marcham deaalinhadas sobre as indicações de um chefe porque não têm escolha.