quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Decadência da Sociedade

O futuro é negro...
O futuro dos professores é negro...

Como é possível chegar a isto, como é possível esta profissão que é essencial para o Mundo e para o desenvolvimento dos seres de amanhã ter caído em tamanha desgraça?

A culpa... essa... não morre solteira.

A culpa é dos Pais destes diabretes, sim dos progenitores desta geração que acha que pode, quer e manda em tudo e todos, mesmo sendo incultos e demagogos e também a culpa é do Governo por não defender seus professores e por lhes retirar poder e força.

Chegamos ao pico dos extremos... Sim ao pico tal e qual os ciclos économicos.

Há uns anos valentes, quando os nossos Pais eram novos e iam a escola, existiam regras, existia disciplina, por vezes exagerada mas... EXISTIA e por isso havia respeito. Respeito pelo aluno ao professor, respeito dos pais ao professor e desta forma vivíamos em harmonia.
Muitas vezes os nossos pais levaram reguadas, puxões de orelhas, uns abanos... enfim nada de radical e no entanto tornaram se homens e mulheres de bem. Mesmo a nossa geração e apesar da irreverência, havia respeito, havia EDUCAÇÃO.

Mas de um momento para outro passamos ao oposto. Passamos de pais cultos, educados, respeitadores e civilizados, para pais de caracteristicas simiescas. Sim isso mesmo, pais com escolaridade mínima que graças ao que o governo fez aos professores, acham se no direito de reivindicar céu e terra, de exigir coisas que muitas vezes nem sabem o que é ou para que serve e apenas querem porque o outro tem.

Sim pais que não sabem educar os filhos e acham que as escolas são para educar, mas depois... acham que podem dar as directrizes de como educar, como se fossem bons exemplos.

Pais que acham que os seus "anjinhos" são bem comportados e educados e que se fazem algo mal a culpa é do professor... Mas o que é isto??? Não se pode dar um raspanete ao menino que fica traumatizado, não se pode dar um castigo ao menino que fica traumatizado...
Mas se o menino morde, insulta ou agride o professor.... A culpa deve ter sido do professor.

Podemos agradecer ao governo o que esta a acontecer, pois ao descentralizar os poderes deixa que as escolas tenham autonomia e as camâras também, coisa que jamais tiveram e que usam de forma promiscua e com conflitos de interesse. O governo quer fugir a responsabilidade e delegar coisas que não pode ou deve pois são da sua competência.

Mas afinal... em que mundo vivemos? Que papel tem o professor? Onde vamos com isto?

Algo tem que mudar sobre pena de os professores serem uma espécie em extinção.
Os Monopólios das camâras, os abusos destas entidades que por saberem que a excesso de oferta e ainda os tráficos de influências têm que acabar.

Lutar sim pelo direito ao Respeito, pela Dignidade, Pela Segurança.

A EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA COM O EXEMPLO QUE TEMOS DOS NOSSOS PAIS E ESSE É O REFLEXO DA NOSSA PERSONALIDADE.





Sem comentários:

Enviar um comentário