quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Futebol... Mais que um simples Jogo



Alguém sabe como se compõe a formação de crianças, adolescentes e até adultos num clube de futebol? Alguém sabe os processos e todas as variáveis que existem no meio desde complexo mundo?

O futebol e formação é composto por encarregados de atletas, equipa técnica, clube e encarregados de educação e nem sempre todos estão em sintonia…

Os atletas, cada atleta é um ser humano diferente apesar de sermos todos Humanos, cada atleta viveu, vive e vivera sempre no seu dia-a-dia momentos e experiencias diferentes seja na rua, na escola, no seio familiar e no clube ou sociedade. Cada atleta assimila as experiencias diárias de forma diferente e interioriza o que acha que é correto para ele, cada criança tem as suas certezas, as suas incertezas e os seus receios cada criança é única e por essa razão há que saber respeitar o seu crescimento e a sua velocidade.

Não serão, não são todos Messis nem Ronaldos… serão o melhor deles mesmos SEMPRE!

Durante os treinos acontecem muitas coisas e um treinador percebe o que vai na mente de cada atleta, quais são os seus sonhos, as suas expectativas, os seus objetivos e as razões para estar naquele meio e todas elas são validas SEMPRE.

Mas nesta estrada de aprendizagem existem diferentes velocidades e infinitas emoções, desde os que já possuem um conjunto de características que os pré dispõem a ter maior facilidade para executar diversas ações e comportamentos de forma mais fácil e rápida, existem também aqueles que precisam de mais tempo e de mais esforço para atingir o mesmo nível.

Já Messi é um atleta mais predisposto a fazer as coisas de forma natural, já Ronaldo é fruto de foco, persistência, treino, personalidade e vontade de ter sucesso.

Desta forma não podemos tratar A da mesma forma que B pois isso implica criar diferenças obvias que vão resultar em separação dos atletas pro grupos e “tribos”, há que saber integrar e defender os que precisam de mais apoio e transmitir lhes mais segurança e confiança.

Este é o trabalho de um treinador em todos os treinos em todos os jogos e é com estas informações que gere o seu grupo nos momentos de jogo e de treino.

Há o jogo certo para lançar o atleta ceto no momento certo de forma a ele ganhar aquela confiança e sentir felicidade a jogar, mas também há aquele momento errado em que lançamos um atleta no momento errado e ao não se sentir seguro e cometer um erro normal o poderá marcar para o próximo jogo ou treino.

Todo o processo é pensado pelo treinador e não é ao azar, os atletas que não entram num determinado jogo não significa que sejam menos ou mais que outros, apenas o contexto envolvente daquela situação não reúne as condições para que isso aconteça.

O atleta percebe isso pois o treinador fala com ele, o atleta aceita isso pois o treinador fala com ele e o atleta agradece isso pois sabe que o seu momento chegará e terá a oportunidade de brilhar e mostrar como joga e jogar sendo FELIZ.

Acreditem no treinador e nas suas opções, não se deve julgar ou apontar sem entender o que se passa na realidade e perceber que o que está a ser feito é em prol do atleta sempre e na sua integração num grupo e numa comunidade de forma a ser “aceite” (pois assim a sociedade o impõe) e poder fazer parte da “matilha” sendo sempre feliz.

Já tive atletas a chorar nos treinos pois eles próprios percebem que possuem um percurso mais longo que os outros e isso os faz ficar desmotivados… porque observam que ainda não possuem as condições para fazer determinados movimentos e ações que outros fazem com mais facilidade, porque ainda não percebem os momentos de jogo certos.

No entanto NUNCA mas NUNCA ficam para atrás, o treinador olhará sempre por eles e fará a sua integração acontecer e que possam brilhar a sua maneira e feitio pois TODOS têm ainda muito para aprender.

Existem momentos para tudo na vida e um jogo de futebol não é o centro do mundo pois haverá imensos jogos para jogar sejam de futebol ou sejam jogos da vida, mas cada um tem a sua velocidade de aprendizagem e o seu momento para brilhar e isso chama se respeitar o atleta, pois é para eles que o treinador lá está independentemente das vitorias ou das derrotas, está lá pelo grupo e será com o grupo que se atingiram os objetivos estipulados que são: aprender, crescer, evoluir e o mais importante ser FELIZ!!!

Para sermos respeitados, temos sempre que respeitar.

 

#ondevaium vaotodos

#contratudoecontratodos

#anossaforçaeanossauniao