terça-feira, 20 de novembro de 2018

O Mundo de Sempre

Certo dia, um de varios dias dos 365/6 dias que o ano tem, parei e pensei um pouco em como se compõe um dia da nossa vida. Sim um desses trezentos e tal dias que o ano tem. Tirei aquilo que se pode em termos científicos dizer "uma amostra" de um dia de um comum cidadão normal da classe média e eis as minhas conclusões:

Perdemos demasiado tempo com coisas que apesar de serem "obrigatórias" roubam-nos tempo, roubam nos vida, roubam nos existência. Trabalhamos para sobreviver e para de certa forma dar lucro a nossa entidade patronal e ainda para enriquecer o nosso "chefe". Acordamos todos os dias de manhã, fazemos a nossa rotina diária de higiene, vestir, e afins... Para quem tem filhos tratar deles e levá-los para a escola, onde passam horas e horas a fio com "estranhos" a tomarem "conta" deles e a "educarem", deixando-os muitas vezes ao nascer do sol e recolhendo-os ao por do mesmo... enfim... E la iniciamos a nossa primeira batalha do dia... o transito. Aí perdemos imenso tempo da nossa vida num vai-e-vem de desperdício de tempo com a radio ligada e a tentar animar a nossa manhã de combate para chegar a horas ao emprego.

Chegando ao emprego, iniciamos a nossa labor com os mesmos procedimentos, as mesmas rotinas, as mesmas pessoas e fazendo sempre as mesmas coisas. Passamos a maior parte da nossa vida no emprego... 9h minimo por dia. sim passamos mais tempo com os "colegas de trabalho" de que muitas vezes com a família. Almoçamos com maior frequência com eles, conversamos mais com eles, desabafamos com eles... Enfim...

Repetimos este procedimentos 5 dias por semana... e tudo para poder ter rendimento, para poder "viver", para poder pagar as contas ao fim do mês... Para poder ter qualidade de vida.

No fundo vendemos barato o nosso bem mais precioso nesta vida... O TEMPO.

O Tempo é algo que não controlamos mas que nos controla a nos. O Tempo não para. O Tempo é dono e senhor das nossas vidas e a cada dia, a cada hora, a cada minuto ou segundo ele nos tira algo que jamais iremos ter de volta.

Falo da infância, falo da adolescência, falo da maturidade e da velhice. Desde o dia que nascemos o nosso tempo começa a contar, o nosso corpo começa a mudar, a nossa vida começa a avançar...

A questão é... Aproveitamos bem o nosso tempo? Vivemos o tempo que temos da forma adequada? Ou simplesmente esbanjamos de forma inconsciente o tempo que temos sem ter noção das repercussões que isso trás a nossa existência.

Estivemos o que gostariamos com a familia? Vimos os nossos filhos crescer? Demos conta das mudanças do nosso corpo? Festejamos as coisas alegres e choramos as coisas tristes?

Vivemos num tempo de rapidez, as coisas passam muito depressa e não damos conta... Envelhecemos de forma rápida e sem qualidade de vida ou sem noção do que está a nossa volta.

Nada voltará a ser como era... não mais voltaremos a ver o que passou... O Tempo... Sim o Tempo domina tudo e todos, cria modifica e finda tudo... O tempo leva-nos as pessoas que gostamos, os nossos Pais, on nossos Avós...

Será que é esta a razão da nossa existência ? Será que trabalhando chegamos a algum lado? Obviamente sem trabalhar a lado nenhum chegaremos, mas... Será que fazemos o que realmente foi destinado para nós ou apenas fazemos algo como forma de resignação e pelo facto de precisarmos desse rendimento ao fim do mês, no entanto vamos perdendo anos de vida em prol das necessidades.

Será que a vida tem que ser assim triste? Destinada a alegria e sucesso apenas de alguns enquanto os outros trabalham para esses iluminados que pagam os nossos salários...

Não existem respostas conclusivas, apenas que devemos tentar seguir sonhando e lutar pelos nossos sonhos. Devemos "perder" mais tempo com quem realmente importa e PARAR um pouco para pensar.

Quando chegar a nossa hora... Será tarde de mais... E aí as pessoas que ficam dirão: "Ele era muito boa pessoa, coitado, não merecia ter vivido assim" ou "Ele tinha tantos sonhos por realizar e nunca os conseguiu concretizar..."

Que herança deixaremos aos nossos filhos se apenas se limitarem a replicar o que já fazemos? Eles merecem mais e melhor do que tivemos e para isso há que prepara-los para serem melhores e terem melhor.

O mundo.... Esse não para e continuará sempre a ser o Mundo de Sempre






FACEBOOK PAGE

Linkedin

Sem comentários:

Enviar um comentário